.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta das 9h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h00

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Festa do Frango
Festa do Frango

Concurso Cultural 01-2019

Escolha da Rainha e Princesa da 25ª Festa do Frango
Nº/ANO DATA DOWNLOAD
Edital - Concurso Cultural 01/2019 04/06/2019
Retificação do Edital - Concurso Cultural 01/2019 10/06/2019
Edital de deferimento das candidatas que concorrerão ao título de Rainha e Princesas da Festa do Frango/2019 13/06/2019

Festa do Frango é patrimônio cultural imaterial do município de Pereiras

Aliar a produção econômica à produção cultural foi o ponto alvo da “Maior Pequena Cidade do Mundo” – há 163 quilômetros da capital paulista, Pereiras é considerada potente pólo produtor e industrial no ramo do frango de corte.

O frango de corte nasce no município a partir da idealização dos cidadãos Geraldo Tomazela, comercializando pintinhos e ração e, de Zizo Chipoletti, proprietário de um abatedouro artesanal. No ano de 1981, o abatedouro é vendido ao Sr. Geraldo Tomazela. Com seu idealismo, Geraldo Tomazela fundou no município o primeiro abatedouro de aves, denominado Frigorífico Toscana, que empregava além de seus familiares, alguns poucos amigos.

A base econômica familiar começou a se expandir, fazendo com que a aptidão pelo zelo com as aves ultrapassasse os limites do município. A pequena empresa foi então assumida pela família Pavan o que, em poucos anos, transformou o município no terceiro maior produtor de aves de corte do estado de São Paulo. A projeção positiva do mercado foi o aporte para a implantação do Abatedouro de Aves Ideal, um modelo de empresa e indústria que gera emprego e renda a população local e regional.

Com uma produção de mais de cinco milhões de aves abatidas mensalmente e um mercado comprador além das fronteiras limítrofes do país, surge à necessidade da junção e da união de fatores que pudessem valorizar cada vez mais a marca do município como potencial econômico do setor avícola. Surge a partir daí a iniciativa das autoridades municipais de selar o círculo/tríade agricultura, avicultura e produção industrial com a cultura local.

Nasce então a Festa do Frango, a partir da iniciativa e filosofia de amantes que estavam engendrados com a cultura avícola, isso no ano de 1991. A primeira festa foi pensada, planejada e calculada para que toda a base cultural remetesse ao que o município produzia e muito bem, ou seja, o frango de corte – que saía dos abatedouros pereirenses para abastecer a cozinha de milhões de habitantes ao redor do mundo.

E assim continuou nos anos seguintes, com exposição de aves típicas da região, animais que representavam a linhagem pecuária e a produção agrícola que motivava a agropecuária local. A festa detinha ainda, como base alimentar, apenas o consumo de pratos oriundos de frango – o que permitia ao turista saborear comidas típicas apenas com o produto de maior valor agregado do município.

Mas a dimensão cultural foi além e, como atrativo aos participantes e turistas que se deslocavam de grandes centros para viver a Festa do Frango no município, alguns shows começaram a ser contratados para agregar valor ao evento – o que proporcionou a notoriedade nacional da festa realizada na cidade. Isso aconteceu por vários anos e nomes como Roupa-Nova, Zé Ramalho, Cristian e Ralf, Xitãozinho e Xororó, Tradição, Jeito Moleque, Milionário e José Rico, Cláudia Leite, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo subiram ao palco da tradicional Festa do Frango para cantar e encantar o povo pereirense.

Por conseguinte, esse idealismo todo fez brotar a festa do peão de boiadeiro, foi quando a festa passou então a ser nominada como “Festa do Frango e Peão de Boiadeiro de Pereiras”, uma trajetória avícola, agropecuária, econômica e cultural que garante ao município de Pereiras a unicidade da marca, do selo e da tradição festiva e cultural como um patrimônio imaterial do município detentor.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Pereiras - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.