26-07-2019 - Prefeito Miguel Tomazela assina Protocolo de Intenções visando a implantação do Consórcio - Prefeitura do Município de Pereiras

Hoje um sonho - Amanhã uma realidade!
Publicado em 26 de junlo de 2019
Prefeito Miguel Tomazela assina Protocolo de Intenções visando a implantação do Consórcio para a implementação do Projeto Trens Turísticos Culturais Oeste Paulista.

A assinatura do Protocolo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25/07, na Secretaria de Cultura da cidade de Laranjal Paulista. Os municípios participantes são: Sorocaba, Iperó, Boituva, Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Conchas e Botucatu, municípios esses que recebem a malha ferroviária em nossa região.

O Consórcio em questão terá por objetivo a cooperação técnica e financeira para a gestão e proteção do patrimônio urbanístico, paisagístico, cultural e turístico comuns dos Municípios envolvidos, visando a implementação do projeto de turismo ferroviário, englobando restaurações de imóveis, intervenções junto aos órgãos e entidades diretamente responsáveis pela operação/administração da ferrovia e pela preservação do patrimônio ferroviário, sempre visando o desenvolvimento turístico regional e a preservação da memória e da história.

Para dar o pontapé inicial já está programada a primeira rota no "Trem Natalino" para as vésperas do Natal de 2019. O trem percorrerá o trajeto Botucatu/Sorocaba, parando nas estações de todos os Municípios envolvidos no Projeto.

NOSSA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A foto mostra uma bela montagem da "Maria Fumaça" estacionada em nossa estação no Bairro Estação de Pereiras. Nosso objetivo é envidarmos esforços para a restauração total do espaço, o que vai demandar tempo e bastante dinheiro, mas com muito empenho e determinação chegaremos lá.